Uma mineradora britânica que opera em Mara Rosa investiu R$ 1 bilhão em Goiás, referente a implementação da unidade no município. Agora, a empresa anunciou que pretende ampliar a capacidade de produção da unidade.
No momento, a mina tem capacidade para produzir 80 mil onças de ouro por ano. Com a expansão, o total de minério bruto extraído deve passar de 7 mil para 8 mil toneladas por dia. A empresa emprega de forma direta ou indireta, em Mara Rosa, 1.600 pessoas desde sua implementação.
O desenvolvimento do projeto ocorreu devido ao auxílio do Governo do Estado, que ocorreu por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Pela Semad, a empresa foi beneficiada pelos avanços nas políticas ambientais e da criação do Sistema Ipê, que tornou o processo de licenciamento ambiental mais ágil e eficiente, atraindo novos investidores para o estado.
“Um investimento tão expressivo impulsiona significativamente a economia goiana, reforçando a posição do estado como um grande polo mineral, gerando ainda mais empregos para a população e desenvolvimento para a região”, disse o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da SIC.
Goiás é uma das principais regiões mineradoras do Brasil e se destaca na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. A mineração é o terceiro segmento mais importante no estado, ficando atrás apenas de grãos e da carne.
Por conta do potencial de exploração das minas do Estado, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços lançou projetos Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP) e Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022/2042 (PERM-GO), para discutir desafios e estimular o desenvolvimento do setor mineral de forma consciente e sustentável.
Fonte: Jornal opção